Impacto da informação (convencional e sem lactose) na aceitabilidade de bebidas achocolatadas

Letícia Queli Garcia, Mariana Borges de Lima Dutra, Ana Flávia Crispim Mariano, Michely Harumi Miyamoto, Iara Machado Annechini

Resumo


Através do estudo do comportamento do consumidor em relação a alimentos e bebidas, pode-se encontrar diversos fatores que influenciam diretamente na percepção das características sensoriais de um determinado produto. A expectativa de como um alimento deve ser com relação às informações contidas em seu rótulo é um dos principais fatores que alteram essas percepções. Os alimentos sem lactose foram criados para atenderem uma demanda de consumidores que não podem consumir alimentos com esse tipo de açúcar, mas sem a intenção de modificar seu sabor. A partir deste conceito, o objetivo do trabalho foi verificar se existe diferença significativa entre bebidas achocolatadas, com e sem lactose, com relação aos seus aspectos sensoriais, identificando qual delas se aproxima mais da doçura e sabor de chocolate ideais, a fim de verificar se a informação ‘sem lactose’ causa mudança de comportamento dos consumidores e como isso interfere na intenção de compra.


Palavras-chave


comportamento; expectativa; rotulagem geral de alimentos; teste sensorial de aceitação.

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DOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v75i4.830

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