Leites fermentados comerciais: estudo com consumidores

Michelle Antunes de Alvarenga e Silva, Keila de Matos Silva, Marlon Dias de Castro, Maria Clara Saraiva Souza, Paloma Caroline de Lima Campos, Larissa de Oliveira Ferreira Rocha

Resumo


Entender como os consumidores percebem os produtos alimentícios é fundamental. Além de saber o quanto os consumidores gostam de um produto, as empresas de alimentos precisam de informações sobre quais características sensoriais os consumidores esperam encontrar no produto. Como os consumidores nem sempre conseguem dizer por que gostam de um produto, o teste Check All That Apply (CATA) pode ser uma alternativa simples para obter uma visão da percepção do consumidor frente a um produto. O objetivo do presente trabalho foi aplicar o teste CATA simultaneamente com um teste de aceitação, com a finalidade de entender quais características são importantes para o produto em estudo. Cinco marcas comerciais de leite fermentado foram avaliadas por um painel de 60 consumidores. Os consumidores responderam ao teste CATA contendo 15 atributos que descreviam as características sensoriais do leite fermentado e ao teste de aceitação através de uma ficha de escala hedônica de nove pontos. Os dados do CATA foram avaliados estatisticamente pelo teste Q de Cochran e pela Análise de Correspondência. Houve diferença significativa (p<0,05) entre as amostras para todos os atributos analisados. A amostra 657 foi a mais aceita pelos consumidores. As características apresentadas por esta amostra foram gosto doce, sabor característico de leite fermentado e cor esbranquiçada. Os atributos que não tiveram impacto na aceitação foram: sabor e aroma de baunilha, coloração caramelo, aspecto coagulado, gosto amargo e ácido. Os resultados apresentados podem ser aplicados pelas indústrias de laticínios para o desenvolvimento de formulações visando atender às expectativas dos consumidores.


Palavras-chave


análise sensorial; Check All That Apply; produto lácteo.

Texto completo:

PDF

Referências


AKIN, Z.; OZCAN, T. Functional properties of fermented milk produced with plant proteins. Food Science and Technology, v. 86, p. 25-30, 2017.

ALLGEYER, L. C.; MILLER, M. J.; LEE, S. Y. Sensory and microbiological quality of yogurt drinks with prebiotics and probiotics. Journal of Dairy Science, v. 93, p. 4471- 4479, 2010.

ARAÚJO, F. B.; SILVA, P. H. A.; MINIM, V. P. R. Perfil sensorial e composição físico-química de cervejas provenientes de dois segmentos do mercado brasileiro. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 23, n. 2, p. 121-128, 2003.

ARES, G. et al. Application of a Check-All-That-Apply question to the development of chocolate milk desserts. Journal of Sensory Studies, v. 25, n. 1, p. 67-86, 2010.

ARES, G., BRUZZONE, F., GIMÉNEZ, A. Is a consumer panel able to reliably evaluate the texture of dairy desserts using unstructured intensity scales? Evaluation of global and individual performance. Journal of Sensory Studies, v. 26, n. 5, p. 363-370, 2011.

AZEVEDO, V. M. et al. Informação nutricional influência de atributos sensoriais na aceitação de leites fermentados comerciais. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 66, n. 383, p. 49-56, 2011.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 46, de 23 de outubro de 2007. Regulamento técnico de produção, identidade e qualidade de leites fermentados. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 205, p. 4, 24 out. 2007.

BRUZZONE, F.; ARES, G.; GIMÉNEZ, A. Consumers’ texture perception of milk desserts. II – Comparison with trained assessors’ data. Journal of Texture Studies, v. 43, n. 3, p. 214-226, 2012.

BURITI, F. C. A.; SAAD, S. M. I. Bactérias do grupo Lactobacillus casei: caracterização, viabilidade como probióticos em alimentos e sua importância para a saúde humana. Archivos Latino Americanos de Nutricion, v. 57, n. 4, p. 373-380, 2007.

CADENA, R. S. et al. Comparison of rapid sensory characterization methodologies for the development of functional yogurts. Food Research International, v. 64, p. 446-455, 2014.

CADENA, R. S. et al. Reduced fat and sugar vanilla ice creams: Sensory profiling and external preference mapping. Journal of Dairy Science, v. 95, p. 4842-4850, 2012.

CRUZ, A. G. et al. Consumer perception of probiotic yogurt: Performance of check all that apply (CATA), projective mapping, sorting and intensity scale. Food Research International, v. 54, p. 601-610, 2013.

DOOLEY, L. et al. The application of Check-All-That-Apply (CATA) consumer profiling to preference mapping of vanilla ice cream and its comparison to classical external preference mapping. Food Quality and Preference, v. 21, p. 394-401, 2010.

DRANSFIELD, E.; ZAMORA, F.; BAYLE, M. C. Consumer selection of steaks as influenced by information and price index. Food Quality and Preference, v. 9, n. 5, p. 321-326, 1998.

GOLDSMITH, L. A.; MERKEL, C. M. Sucralose. In: NABORS, L. B. (ed.). Alternative Sweeteners. 3 ed. New York: Marcel Dekker, 2001. p. 185-208.

GONZALEZ, N. J.; ADHIKARI, K.; SANCHO-MADRIZ, M. F. Sensory characteristics of peach-flavored yogurt drinks containing prebiotics and symbiotics. Food Science and Technology, v. 44, n. 1, p. 158-163, 2011.

MEDEIROS, E. J. L. et al. Leite fermentado de marcas comerciais: Estudo da aceitação e correlação com pH e acidez. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v 66, n. 381, p. 46-51, 2011.

MINIM, V. P. R. Análise Sensorial: Estudos com consumidores. Viçosa: Editora UFV, 2006. 225p.

MOSKOWITZ. H. R. Product Testing and Sensory Evaluation of Foods. Westport: Food & Nutrition Press, 1983. 605p.

OLIVEIRA, E. W. et al. Reformulating Minas Frescal cheese using consumers’ perceptions: Insights from intensity scales and Check-All-That-Apply questionnaires. Journal of Dairy Science, v. 100, n. 8, p. 6111-6124, 2017.

TORRES, F. R. et al. Rapid consumer-based sensory characterization of requeijão cremoso, a spreadable processed cheese: Performance of new statistical approaches to evaluate Check-All-That-Apply data. Journal of Dairy Science, v. 100, n. 8, p. 6100-6110, 2017.

VALENTIN, D. et al. Quick and dirty but still pretty good: A review of new descriptive methods in food science. International Journal of Food Science and Technology, v. 47, n. 8, p. 1563-1578, 2012.

VARELA, P. et al. Influence of brand information on consumers' expectations and liking of powdered drinks in central location tests. Food Quality and Preference, v. 21, n. 7, p. 873-880, 2010.

WAKELING, I. N.; MACFIE, H. J. H. Designing consumer trials balanced for first and higher orders of carry-over effect when only a subset of k samples from t may be tested. Food Quality and Preference, v.6, n. 4, p.299-308, 1995.

XLSTAT® Statistical Software for Microsoft Excel®. Paris: Addinsoft, 2018. Disponível em: https://www.xlstat.com/

ZACARCHENCO, P. B.; MASSAGUER-ROIG, S. Avaliação sensorial, microbiológica e de pós-acidificação durante a vida-de-prateleira de leites fermentados contendo Streptococcus thermophilus, Bifidobacterium longum e Lactobacillus acidophilus. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 24, n. 4, p. 674-679, 2004.




DOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v74i4.768

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.