FABRICAÇÃO ARTESANAL DE QUEIJO COLONIAL ANALISADA SOB OS CRITÉRIOS DA INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 30/2013 (MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DA CANTUQUIRIGUAÇU, PARANÁ, BRASIL)

Ionara Casali Tesser, Luciana Oliveira de Fariña, Luciana Bill Mikito Kottwitz, David Esteban Fariña Sosa, Débora Cristina Pramiu

Resumo


Este estudo foi realizado em 17 propriedades produtoras de queijo colonial artesanal de três municípios do oeste da Cantuquiriguaçu (PR). Por meio de questionário, buscou-se conhecer as condições de produção do leite e da fabricação dos queijos coloniais, para que fossem comparados com os critérios da Instrução Normativa nº 30/2013 do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Os resultados indicaram que em todas as propriedades avaliadas (100%) não havia certificação como livres de brucelose e tuberculose, nem programa para controle de mastite, nem de boas práticas de ordenha e de manipulação dos queijos, além de deficiências no controle da qualidade da água, do controle de pragas e da maturação dos queijos. Considerando os critérios da IN30/2013, as propriedades foram consideradas inadequadas para a produção. No entanto, cabe destacar que o município 01 tem implantadas diversas medidas que atendem parcialmente quesitos da legislação, indicando que a implementação de políticas públicas e mais suporte técnico poderão auxiliar os produtores a se tornarem aptos para produção adequada de queijos com leite cru.


Palavras-chave


agricultura familiar; legislação; desenvolvimento rural; políticas públicas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v71i4.506

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.