Atributos de credibilidade e de confiança valorizados pelos consumidores de produtos lácteos funcionais do estado do Rio Grande do Sul

Rodrigo de Carvalho Leite, Jean Philippe Palma Révillion, Júlio Otávio Jardim Barcellos

Resumo


Nesta pesquisa procurou-se identificar as principais fontes de informação e os atributos de credibilidade e de confiança mais valorizados pelos consumidores de produtos lácteos funcionais do Rio Grande do Sul. Uma survey via internet foi realizada no estado com 423 consumidores. A amostra representa, predominantemente, consumidores do sexo feminino (57,9%), com idade entre 25-44 anos (68,6%), com renda familiar entre 3-10 salários mínimos (48%), com ensino superior (29,8%) ou com pós-graduação (70,2%). Os dados obtidos indicam que os familiares e os médicos e nutricionistas representam os principais grupos de referência para que o consumidor atribua credibilidade e desenvolva confiança sobre os produtos lácteos funcionais. Além disso, tanto a tradição da empresa (e das suas marcas), a "qualidade da embalagem", como a certificação de órgão oficial representam fatores pertinentes na formação da confiança/credibilidade dos benefícios acessados pelo consumo de lácteos funcionais. Finalmente, os resultados indicam que os consumidores utilizam, preponderantemente, os rótulos dos produtos para se manterem informado sobre as características e benefícios dos alimentos funcionais.

Palavras-chave


comportamento do consumidor; lácteos funcionais; agronegócios.

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DOI: https://doi.org/10.5935//2238-6416.20130023

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