CONSUMO DE PRODUTOS LÁCTEOS DE ORIGEM NÃO BOVINA NO SUL DO BRASIL

Andrea Polidori Celia, João Feliz Duarte de Moraes, Verônica Schmidt

Resumo


As cadeias de produção de leites de origem não bovina estão em crescimento no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar os tipos de produtos lácteos não bovinos mais consumidos e sua origem (se caprina, ovina ou bubalina), bem como avaliar as características do consumidor que adquire esses produtos. Verificou-se, ainda, a frequência de consumo de leite bovino e derivados. Realizou-se uma pesquisa tipo survey, pela internet, com 636 respondentes. O produto derivado de leite não bovino mais citado é o queijo, seguido do leite e do iogurte. A espécie mais citada é a cabra, seguida pela búfala e a ovelha. Os consumidores que mais tendem a já ter consumido esses tipos de produtos são pessoas com mais de 45 anos, renda superior a três salários mínimos e formação superior. Os consumidores diários de queijo bovino demonstram já ter consumido produtos de leite de outra espécie. Os resultados obtidos poderão subsidiar decisões de marketing das cadeias de produção de

Palavras-chave


leite não bovino. produtos lácteos não bovinos, perfil do consumidor, leite.

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DOI: https://doi.org/10.5935/2238-6416.20120019

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