AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE DOCES DE LEITE COMERCIAIS

Larissa de Oliveira Ferreira, Patrícia Aparecida Pimenta Pereira, Joyce Maria, Sandra Maria Pinto

Resumo


O doce de leite é um importante alimento produzido e comercializado principalmente na Argentina e no Brasil. Apesar de ser produzido em grande volume e amplamente empregado como ingrediente alimentício, não apresenta uniformidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aceitação de seis marcas comerciais de doce de leite comercializados no município de Lavras/MG e identificar os atributos que influenciam na qualidade do doce de leite. Foram realizadas análises de cor, textura, atividade de água (Aw) e sensorial. Os resultados obtidos mostraram a grande variação na cor, na textura e na atividade de água existente entre as marcas de doce de leite avaliadas. Em relação à análise sensorial, através do mapa de preferência interno de três vias, observou-se que as marcas A, B e F foram as mais preferidas e as marcas D e E as menos preferidas. Pelo mapa de preferência externo, pode-se verificar que a maior dureza e gomosidade apresentada pela amostra D e a maior luminosidade apresentada pela amostra E foram os atributos responsáveis pela rejeição dessas marcas. Diante disso, observou-se que a textura e a cor são atributos importantes na escolha do produto, pois os consumidores preferiram as amostras mais escuras, menos gomosas e mais moles. Portanto, os resultados deste estudo podem ser aplicados pela indústria de laticínios para desenvolver e refazer suas formulações de doce de leite para atender melhor às exigências dos consumidores.


Palavras-chave


doce de leite; qualidade; mapa de preferência.

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DOI: https://doi.org/10.5935/2238-6416.20120044

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